Vou colocar tudo o que sei neste post, e tudo o que posso argumentar aqui, depois disto não tenho muito mais a dizer, e ficamos cada um na nossa opinião. Vou colocar todos os fatos do mangá para ajudar você a recordar também.
Vou dividir em pontos.
1. Porque Minato não pode matar Nagato tão fácil assim como mandar uma kunai e cortar a cabeça do Nagato?
Nagato começa todas as lutas com invocações. Aqui não seria exceção, ainda para mais com conhecimento ele não subestimava o Minato. Cérberus, camaleão, tudo aqui em jogo. Sabemos que com camaleão nem mesmo o Naruto c/ a kyuubi que dá aquele poderzinho de sentir o ódio conseguiu sentir Nagato (supondo que ele tem ódio por ser kabuto por trás, porque caso contrário seria impossivel mesmo). Acrescento também que todas as invocações davam o campo partilhado ao Nagato. Se ele tem 8 invocações por exemplo ele viria 8 vezes mais que o Minato. Você pode dizer que ele invocava os sapos e tals, mas sabemos bem que ele gastava muito chakra a fazer isso, o próprio jraya só invocava 1 por batalha, normalmente o gamaken. Naruto lutou com todos aqueles porque foi a maw que invocou. Como não vimos Minato com modo sennin, nem Minato falando com o Paw e a Maw, temos que assumir que ele apenas tem o contrato de invocação normal com os sapos. De qualquer maneira o campo de visão mantinha-se, e com tanta invocação os sapos não tinham hipotese. Tal como se viu o cérberus estava derrotando os 3 sapos. Outra hipotese é ir para dentro do camaleão, e aí ele vai pôr kunais em todo sitio, e nagato sabe para onde ele pode ir. Aqui nada finaliza nem Minato nem Nagato, e Nagato fica c/ vantagem porque vê onde está as marcações de minato. Kabuto foi apanhado pelo Itachi aqui porque também só fez 2 invocações, (retirando o pássaro e o cérberus que haviam sido derrotados pelo amaterasu), ele tinha muitas mais.
Prova de cérberus derrotando os 3 sapos:
Prova de que Nagato dentro do camaleão não pode ser detetado:
Prova que as invocações dão campo de visão compartilhado:
Isto anula completamente a sua teoria de que ele acaba com teletransporte rápido. Ainda vou juntar que mesmo que ele não comece com invocações, ele pode invocar o shurado rapidamente para o pegar com aquela "cauda" que ele tem ou agarrá-lo com os braços e parar totalmente o seu ataque. Logo investidas do Minato como você referiu será dificil, a não ser que considere Nagato burro.
Agora você diz que Nagato não pode acompanhar o Minato mesmo sabendo onde está a kunai que ele se vai compartilhar. Ele pode. Killer bee estava cansado, e ainda demora para o tentáculo chegar ao local quando ele salvou o Kira A, e ainda assim ajudou o irmão, e ainda estava preparado para lutar com o Minato quando este se teletransportou para trás dele. Agora imagine Nagato com 6 mais visão, vendo uma data de campos diferente, é completamente possivel fazer isto. E sendo Nagato Prime o taijutsu também aumenta.
Tenha atenção também que apesar disto não fazer diferença, o delay do Nagato foi alterado de 5 s para 4/3s ou menos. Ele faz 2 epicentros diferentes com bashoun tein, e se esse diminuiu o shinra tensei também. Mas bom isso não é importante, ainda assim: (ele refere que está mais rápido e mais forte!)
Posto isto é dificil nagato perder. Ele tem muito mais poder de fogo que o minato na minha opinião , contando ainda que ele ainda tem jutsus elementais, mas como não sei quais são e não foram muito mostrados não vou falar deles.
Agora como o Nagato pode finalizar:
Bashoun tein pode finalizar? Não. Kakashi mandou corrente para trás, então significa que minato pode mandar uma kunai para trás e sair do alcance. se o alcance aumentar faz isso outravez e sai again.
Shinra Tensei ? Pode defender nagato, ele nao vai usar o CST aqui, porque ele n é burro, e ele ao fazer isso dava a vitória ao Minato. Shinra tensei seria usado para cansar o minato de certa forma teletransportando-se/defender kunais/jutsus.
Chibaku tensei? Ele podia até teletransportar a orb como você diz, mas quando ele fez isso com a kyuubi, ele teletransportou a bijuu dama para onde tinha as kunais, ou seja, no local de parto da kushina. Ele aqui começa com 0 kunais ao inicio, portanto chibaku tensei utilizado logo ao inicio, seria impossivel de deter diga o que disser. Você já reconheceu a área de efeito (similar ao CST), e também acho que é inutil falar que ele não temataques para destruir a orb também. Diferente do ST e do BT, ele aqui não pode mnadar as kunais para baixo, porque a força de gravidade é de tal forma enorme que não deixaria a kunai descer. Nagato vence com CT, mas ainda vou analisar de outras formas.
Provas de que minato teletransportou bijuu dama para onde tinha kunai:
Prova que chibaku tensei é uma força atrativa continua:
Gakido: Serve para absorver o rasengan de forma rápida apenas. Não há como derrotar por aqui.
Ningendo: Inutil
Shurado: Já falei, serve para defesa e/para caso o nagato se aproxime aumentando o taijutsu do nagato. Pode ainda usar os lasers e assim para destruir as rochas onde estão as marcas como falado anteriormente, e/ou para destruir kunais e/ou para tentar atingir o Minato obrigando-o a andar de kunai em kunai.
Nem vale apena comentar sobre invocação gedo mazo certo? x) Dava ainda mais trabalho para os sapos/ou podia ser usado para destruir as kunais e chatear o minato. e ele n tem infinitas kunais.
Bom, eu tive um trabalhão aqui, espero que tenha valido apena.
Está aqui todo o meu argumento meu irmão.
Nagato ganha 6/10
Abraço