Vini escreveu: Não vou entrar no mérito da discussão sobre o caso do Neji, tão debatido aqui. Apenas farei algumas considerações gerais sobre a administração do Fórum, mas que talvez se apliquem ao ocorrido também:
A meu ver o cerne de todo o problema é a indefinição sobre o modelo adotado para gerir este espaço.
Afinal, o Fórum segue os princípios do
"L'État c'est moi" ou "Liberté, égalité, fraternité"?;
"O Estado sou eu" ou "Liberdade, igualdade e fraternidade"?;
"Absolutismo" ou "República"?
Creio que todos aqui já estudaram, mas ressalto de modo bem resumido que no Absolutismo aconteciam barbaridades, do ponto de vista da população, enquanto que para o monarca aquilo era normal. Ele concentrava todo o poder em suas mãos e não havia questionamentos quanto ao que decidice. Lembraram de alguém? Eu sim.
Já conforme a República proposta por Montesquieu, existem três poderes (que vocês sabem quais são e o que fazem, suponho). Três poderes derivados do poder absoluto do imperador, idealizados justamente para não concentrá-lo nas mãos de uma única pessoa, de modo a evitar abusos.
Na Constituição de 1824, de D. Pedro I (nome sugestivo, não?), foi instituído o Poder Moderador e os outros três do sistema republicano. No modelo, o imperador só se pronunciaria nos casos de conflito entre os outros poderes, de modo bem resumido². Óbvio que não aconteceu de fato porque aqui é BR, mas a ideia foi, no mínimo, interessante.
Isso aliado ao fato do Fórum dispor do cargo de Administrador-Geral, bem...não preciso me estender aqui; vocês entenderam.
Explicando, o que proponho é que o imperador Administrador-Geral fique com seu cargo, representando o Fórum nos assuntos externos (parcerias com outros blogs, fóruns, p.ex) e eventos globais (clan wars, etc), mas que não interfira no andamento normal dos assuntos internos (reduções, advertências, eventos das áreas, etc), a menos que seja provocado a dirimir questões controvertidas dentro desses temas.
As questões internas ficariam com os sub-moderadores, moderadores e administradores; com atribuições definidas, servindo o membro de hierarquia superior como juiz de eventual conflito que surgisse. Isso quer dizer que subiria à avaliação do Administrador-Geral apenas questões entre Administradores. A esses caberia a solução de questões entre Moderadores, e assim por diante.
Quando um membro normal fosse punido por um Sub-moderador, o único recurso seria para um Moderador. Se o fiscal fosse um Moderador, a MP deveria ser enviada a algum Administrador. Se for um Administrador, entraria a figura do Administrador-Geral em sua única função relativa às reduções, mas comum a todos os membros que receberem um desses recursos: verificar se a punição aplicada atendeu às regras do Fórum e, caso contrário, anulá-la e advertir quem a aplicou erroneamente.
O primeiro ponto era esse exposto acima, mas, falando nas regras, lembrei-me de algo que queria escrever: Legalidade.
Princípio pelo qual:
-Para os cidadãos, tudo o que não está proibido é permitido.
-Para a Administração Pública, tudo o que não está permitido é proibido.
O ideal seria o Fórum ter uma Constituição com as competências de cada cargo listadas de forma taxativa. Como isso soa utópico, bastaria que reformulassem as regras (citando cada conduta específica e respectiva redução) e punissem apenas o que está devidamente escrito nelas.
Minha nota para a staff é 7, de 8 possíveis no meu conceito sobre o sistema atual.
Sua sugestão teoricamente falando não parece ser ruim, especialmente em questão de "organização", porém tem alguns equívocos nela. Não te critico por nada disso, é claro, uma vez que você nunca fez parte da equipe e simplesmente não tem conhecimento sobre como as coisas funcionam lá.
Antes de tudo: O fórum não segue nem o modelo "república" e muito menos o modelo "absolutista". As coisas são bem mais simples. Estamos em um fórum, não em um estado. Não precisamos nos preocupar com guerras, crises econômicas, revoltas, isso é um espaço de descontração. Inclusive, é o que eu costumo falar para os membros: O fórum
é um espaço de descontração.
De uma forma ou de outra, existe uma equipe da qual o gere. E essa equipe, normalmente, tem um líder. Antes de tudo vou deixar posto o que é o cargo de Administrador Geral. Não é um "imperador", um "presidente", é simplesmente a pessoa que comanda a equipe, mais conhecida como "Staff".
Então para o fórum adotar o modelo da República, como vossa mercê sugeriu, não bastariam apenas mudanças nos cargos em si, e eu estou comentando levando em conta sua sugestão em um todo. Começando pelo fato de que não sou dono do fórum, sou quem comanda a sua equipe. E honestamente? Não estou em uma posição de julgar meus companheiros de equipe como se fossem empregados remunerados, ou me "isolar" deles como se eu fosse algum tipo de santidade que só desceria a terra para julgar erros entre os mais influentes.
O que fazemos aqui é mais comparável a um hobby.
As regras do fórum foram feitas visando manter a ordem do fórum. Ao menos o objetivo das mesmas é esse. Existem casos isolados, Vini. Como eu disse antes: Não estamos em um estado. Estamos em um lugar feito para as pessoas se divertirem, fazerem amizades, passarem bons momentos. Pelo menos foi isso que eu sempre quis para o fórum.
Mas eu vou exemplificar essa questão da "legalidade", um dos principais pontos para o modelo de gestão que você acabou de sugerir para o fórum. Esse exemplo irá te mostrar o que eu estou tentando passar para você:
Um delegado, pai de família, vê um assassino reconhecido por ele segurando uma moça pelo braço contra sua vontade, e já quase entrando em um beco que dá na favela, sendo que essa moça recebeu ameaças de morte recentemente. Ele saca sua arma e atira no bandido, salvando a vida da moça. Porém, pelas leis de "Sanuza" (nosso país imaginário), ele não poderia ter cometido aquele ato de matar o bandido. Portanto, ele iria ser preso.
Foi um exemplo simples, mas dá para entender o que eu quero passar. A legalidade deve existir, porém, temos que medir muito bem até que ponto vamos chegar com ela. Pois nossas regras prezam pela ordem e justiça. E é por isso que nós discutimos certos pontos pelo que é mais justo.
Se nós formos levar a legalidade tão adiante a ponto de tornar o membro da equipe um tipo de "robô", que é como eu entendi a sua sugestão, iremos estar matando casos que demos segundas chances a membros que mostraram confiança e se mostraram dignos de mais uma chance. E eu te digo Vini, existem mais bons membros que foram salvos por isso do que você pensa. Alguns são membros da equipe atualmente, e fazem um ótimo trabalho por sinal. Então eu vejo uma equipe mais "humana", como um modelo bem mais condizente com o nosso espaço do que o sugerido por você. Cada caso é um caso, existem casos onde simplesmente compensa mais conversar para resolver tudo, do que simplesmente usar o sistema contra o membro.
O que eu quero dizer com isso tudo, é que acima de prezar pelo "sistema" em si, da "legalidade", e por tudo que está "no papel", que foi o foco da sua sugestão, temos uma equipe de membros qualificados,
que prezam pela justiça, pelo bom senso, e pela ordem. É a nossa prioridade, porque no final de tudo, o que conta de verdade são essas coisas. Somos uma equipe unida por uma causa, Vini, não um sistema. :)
Rotular tudo não vai surtir efeito. Esse modelo sugerido rotula até com quem o membro pode ou não reclamar sobre algo que achou errado. Ou seja, se um membro se sente mais confortável reclamando com a Uchiha Psycho sobre a ação de um sub-moderador, ele não vai poder simplesmente porque o sistema não deixa?
E acrescento, esse novo modelo sugerido por vossa mercê, não vai extinguir o "individualismo", na equipe (no caso seria um imperador). Muito pelo contrário, ele vai multiplicar ele de uma maneira inimaginável, vão existir vários "imperadores" um pra cada impasse que surgir no fórum. E não tenha dúvidas que isso ia causar muitos problemas internos. Hoje em dia, a equipe consegue chegar em um consenso, as opiniões mudam conforme a discussão se passa, e a gente decide junto cada "impasse". Vinte cabeças pensam melhor do que apenas uma, com todos dando suas opiniões e decidindo os impasses juntos, as soluções serão muito mais certeiras, você imagina o porque, Vini?
Porque dessa maneira elas foram fruto de um sistema que a "filtrou" muito mais. Se algum Administrador se equivocou no seu parecer sobre a solução para um impasse, e um Sub Moderador fez uma observação sobre isso explicando seu ponto de vista, o equívoco pode ser reconhecido e corrigido depois de melhor pensado/filtrado. E sabe, não é um "Sub Moderador" desautorizando um "Administrador", não. São apenas dois membros da mesma equipe debatendo sobre um assunto, pela causa de resolver as coisas da melhor maneira possível.
Em outras palavras, fazendo as coisas juntos, a coisa toda fluí mais. Até porque evita vítimas de uma decisão errada de apenas um Moderador julgando uma redução de um Sub Moderador.
Mas passando o assunto adiante, vou te lembrar: Não ter culpo por não conhecer o jeito que a equipe funciona, uma vez que você jamais esteve lá.
Quanto ao que você disse sobre a posição de Administrador Geral, o nome fala por si: Administrador "Geral". Porque vossa mercê acha que o possuidor deste cargo dispõe de poder em todos os aspectos e posições do fórum? A resposta é simples: Porque ele atua em todos eles. Como eu disse, o possuidor deste cargo não é nenhum tipo de santidade, que só pode descer a terra para resolver coisas importantes.
No modelo sugerido, o trabalho do Administrador Geral seria tão leve, que no meu ponto de vista ele nem seria digno de ser chamado de "Administrador ~Geral~", seria realmente um tipo de Imperador, ou Presidente.
Mas não se esqueça: dispor do poder, não quer dizer que ele esteja sendo usado, como se a decisão final em tudo coubesse ao possuidor deste cargo. Ele pode dirigir as votações, criar tópicos separados de discussões sobre os assuntos em pauta, e de fato "Administrar" a coisa toda, mas a decisão final cabe a opinião da equipe. E isso inclusive é um dos princípios da Staff: Durante uma discussão, a palavra de todos tem o mesmo peso, independente da hierarquia. A partir do momento que o Sub Moderador tem
acesso a determinada discussão, dentro dela, a palavra e ponto de vista desse Sub Moderador será tratada da mesma forma que
todos os demais.
Em outras palavras, esse "poder total" não é para ter alguém que irá julgar tudo, dar a palavra final em tudo, ou "eu sou o estado". Muito menos funciona assim. Esse poder existe simplesmente para ser um filtro a mais em todos os aspectos internos (e externos em alguns casos), e para dar um norte para a equipe, deixando tudo mais organizado, enfim, fazendo a coisa toda fluir bem melhor.
E é por isso que eu lhe digo que também não é "Absolutismo", uma vez que o poder está concentrado no conjunto da equipe em si, e não em apenas uma pessoa. Existe alguém com "poder total", mas o poder em si está concentrado na equipe, e o "poder total" apenas faz parte desse "poder em si" concentrado na equipe, apenas como um de seus pilares, Administrando e dando um norte para a Staff, além de ser um filtro a mais em todos os aspectos, melhorando a precisão das decisões tomadas. Em outras palavras, esse "poder total" está voltado e concentrado na equipe, que é quem possuí o "verdadeiro" poder, e não ao contrário. Então não, também não é Absolutismo.
Espero que tenha entendido porque a sua sugestão não será levada adiante, e também entendido muita coisa. Além disso, só para não ficar no ar: A causa da Staff, que eu falei a respeito acima,
é tornar o fórum um lugar cada vez melhor para os membros, melhorar sua qualidade, popularidade, organizar coisas bacanas, e etc. Isso inclusive se aplica ao motivo da gente dar reduções. É para filtrar comportamentos que trariam coisas ruins ao fórum, e melhorar sua qualidade. Porque ninguém gostaria de ficar em um lugar que é xingado toda vez que simplesmente diz o que acha, concordam comigo? Isso também é pelo bem do fórum e para proteger os membros em si. ^^'
De toda forma, eu reconheço que tem muita coisa para ser revista nas regras, e pode acreditar que a equipe já está se mobilizando para atualizar tudo isso, sem deixar nada para trás. Porém, isso será feito com calma e será discutido pela equipe toda, para ser produzido o melhor trabalho possível. Como o Uman já disse, estamos trabalhando nessa questão de regulamentos complementares, e várias outras coisas que vão ajudar os membros a terem uma autonomia maior no que se diz respeito a saber seus direitos, atender suas necessidades, e também colocar o membro do fórum em uma posição mais confortável. Especialmente no que diz respeito a conhecimento e a resolver impasses com reduções, reclamar, ser ouvido, coisas do tipo. Então estamos preparando um bolo, e ainda vamos por uma cerejinha em cima. Mas, isso leva algum tempo. Vamos dar nosso melhor para isso sair mais rápido o possível, mas no momento, tudo que posso fazer a pedir a paciência de vocês, enquanto preparamos todas essas melhoras.
Uff, escrevi tanto. Agora vou passar ao último ponto, um que já está para resolver a muito tempo, que é o caso do membro Neji. Eu pensei muito sobre o assunto, e peço desculpas pela demora para a resolução dessa situação.
Neji, a redução não teve "provas" simplesmente porque pelo calor da discussão entre vocês, o Moderador Orochi limpou o chat para amenizar a situação e evitar uma confusão. Porém, isso por acidente também acabou tirando ao phisikys a chance de ter printado o comportamento que te rendeu a redução que se encontra atualmente no seu perfil. No entanto, eu não estava presente e apesar de toda a situação, não existem provas registradas para "validar" a redução no Neji. Além disso, ele tem a palavra de um moderador que presenciou tudo, a seu favor, o que acaba pesando bastante.
Por mais que a redução fosse válida, uma vez que o phisikys se sentiu ofendido, eu pensei melhor sobre a questão de provas. Isso é tido como uma norma, e fazer uma redução do tipo agora, ainda que fosse legítima, estaria contrariando tal norma, que existe para provar a redução para o "sistema". E o "erro" que tirou a chance do phisikys de printar o que o ofendeu, não foi culpa do Neji. Então passei a ver como injusto da minha parte, manter a punição, como se ele fosse o culpado do membro Phisikys não ter tido a chance de printar. Foi erro nosso.
Então, em respeito a tudo isso, eu irei conceder novamente ao membro Neji os pontos que lhe foram retirados. Peço desculpas por qualquer inconveniente de minha parte, ou de qualquer outra pessoa da equipe.
No entanto, Neji, tenha cuidado com a maneira que você trata as pessoas. Você tem o título de "Kage", que só é dado para membros que são merecedores desse título de honra entre os "Shinobis" do fórum. Você não é simplesmente um membro normal, você é alguém que a Staff confiou esse título. Então cuide dele com carinho, porque sim, existe a possibilidade de você o perder com certas condutas. Só dando um toque, porque sinceramente, eu não quero ver algo como isso acontecendo.
Atenciosamente,
Administrador Lobão.Última edição por Lobão em Qua 16 Jul 2014, 14:02, editado 1 vez(es)
________________________________________________Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)