Orochi escreveu:shinob12 escreveu:O sistema político não é uma dicotomia onde, ou é democracia, ou é ditadura. Existem n sistemas entre essas duas variantes. E isso é amoral. Ditadura não é sinônimo de maldade, tampouco democracia é sinônimo de bondade.
Eu interpretei o sistema de Sasuke na teoria, pelo que ele disse no capítulo. A prática é bem diferente. Nenhum sistema dentro do universo do Naruto daria certo na prática sem alguém tomar as decisões. Qual a diferença do Sasuke fazer o que for em nome da paz ou do Itachi massacrar qualquer clã que ameaça a paz da vila? Se um é ditadura e ruim, o outro igualmente é. Todo o mundo ninja é assim. A escolha do Kage não é feita de forma democrática, mas sim de escolhas de conselheiros ou do Kage anterior. Desmerecer o sistema do Sasuke por ele estar fazendo as coisas sozinho e de uma forma "ditatorial" é incoerente.
E um sistema ditador, na política, envolve um líder, seu exército e sua revolução baseado em interesses próprios. Sasuke não quer ser o líder do mundo, não tem um exército e a sua revolução se completa com ele sendo odiado por todos.
Quando ele diz que vai fazer os julgamentos e matar não tem nada a ver com um ditador que diz: "não fui com a tua cara, vou te matar". Tem a ver com a escuridão no mundo ninja. Exemplo: o extermínio do clã Uchiha.. Itachi teve que fazer isso e carregar o fardo de ser um traidor além de gerar o ódio do seu irmãozinho. No sistema do Sasuke, é ele quem irá exterminar o clã, ele é quem será odiado. Nenhum shinobi precisará carregar esse fardo, é ele quem irá julgar e matar. É ele quem irá sujar as mãos. É isso que é centralizado no sistema do Sasuke, e isso não tem nada a ver com ditadura. Isso é ser um Hokage para o Uchiha.
Sasuke quer eliminar quem ele possuí laços, isto é: Naruto. Se Sasuke quisesse governar o mundo e matar quem ele quisesse, ele teria finalizado a Sakura ali. Ou melhor, ele diria que mataria Kakashi, Sakura e Naruto pois assim quando o mundo acordar do MTK ele poderia inventar a mentira que quisesse para os Kages, bijus, Naruto e cia não estarem mais vivos, e então ele lideraria o mundo.
Se esse regime do Sasuke é uma ditadura nos moldes políticos... Nazismo, Facismo, Stalinismo são de outro mundo!
O exemplo mais próximo que teremos do sistema do Sasuke seria algo como essa guerra, onde todas as nações se uniram contra a Akatsuki. É por isso que Sasuke quer possuir o monopólio do poder ninja, para conseguir ser um ninja extremamente poderoso a ponto de todas as vilas se unirem contra ele através do medo e do ódio. Semelhante a ideologia do Pain nesse sentido.
Na prática isso jamais irá funcionar, mas é assim que funciona pra ele. E isso é totalmente diferente de uma ditadura.
Você disse vários equívocos ao meu ver. Olha, creio que está amenizando demais as coisas.
Primeiramente, eu não disse que ditadura é sinônimo de maldade, mas é sinônimo de dois lados, um satisfeito, e outro insatisfeito. Tal coisa, por consequência, gera ódio. Simples assim.
Meu caro, eu creio que você descentrou totalmente o significado de ditadura. Me diga, não é preciso um líder, em um sistema ditatorial? Pois bem, os INTERESSES do líder importa, e NADA mais. Exércitos? Apoio? Isso são adições, coisas que abrangem a PRÁTICA da ditadura, não compõem a ditadura em si, não se confunda.
Você sabe o que mais marca ditadura e democracia? Aceitação, satisfação. O Hokage não é escolhido por todos, mas a maioria o aceita. Ou estou errado? E a partir do momento que alguma decisão é aceita pela maioria, ou que até mesmo a forma de decidir é aceita pela maioria, e esta maioria tem a chance de mostrar sua opinião sempre, exite democracia.
Você deu a entender que existem "graus" entre a ditadura "tradicional" por assim dizer e a democracia. E sim, eu concordo. Mas como eu disse, a crítica de ser uma ditadura, é justamente pela insatisfação que gerará. E claro, por na prática, ser algo bem mais terrível do que parece na teoria.
Julgamentos tem a ver com a escuridão do mundo ninja? Ué, mas isso não é relevante, o que é relevante é como acontecerá. Sinceramente, a partir do momento que Itachi poderia ter negado o que fazer, e "ficar em cima do muro", ele teve a chance de escolher. Não entendo o porque de citarem esse exemplo.
Aí você me diz que ele centrar o ódio em si mesmo, não é ditadura; Ok, não seria, se não fosse ele quem julgasse. Se ele é o juiz, ele impõem as regras. Se ele também é o executor, as coisas ficam ainda mais parecidas com a tal ditadura.
Ele teria matado a Sakura porque? Quem disse que é o que ele quer? É isso que você não está entendendo: O Sasuke não irá seguir as regras que já exitem, ele criará novas. Ele fará tudo ao seu jeito.
Enfim, creio que nossas discordâncias esbarram na interpretação sobre o que Sasuke diz que pretende fazer, com o que ele realmente irá fazer. Na minha opinião, é algo que se assemelha muito á ditadura. Se um assunto meu não pode ser decidido por mim, e me imporem regras para seguir ou morrer.... eu chamaria de ditadura. E mesmo na teoria que ele mostrou, eu já entendi assim.
Sobre aceitação e satisfação, isso não caracteriza ditadura ou democracia. Existem regimes ditatoriais que são bem aceitos pela população em geral e sistemas democráticos que não são bem aceitos. Isso ocorreu durante toda a história. É aquela velha máxima de ditadura ser ruim pois muitos estão insatisfeitos e democracia é boa pois todos opinam.
Vale lembrar que estamos falando de um sistema ninja, onde a vila é centrada em um Kage que comanda a vila junto de um grupo de conselheiros e que presta contas ao senhor feudal. E o sistema que gira a economia ninja é baseado em rankeamentos de missões que resultam em assassinatos e sabotagens. Fora as vilas menores que são usadas a bel prazer pelas maiores. Desse modo, não podemos julgar o sistema do Sasuke como terrível, ruim, ditatorial. O atual sistema é o pior de todos. Foi ele que gerou Itachi, Obito, Madara, Nagato e tantos outros. Sasuke idealizou um sistema onde isso não fosse mais ocorrer. E de certo modo ele está certo, porém não totalmente. A mescla do ideal dele com o do Naruto produzirá o verdadeiro caminho.
Em impérios antigos, por mais que a população não gostasse, era necessário um poder único e centralizado que comandava tudo. Esse era o único meio para se defender e viver em paz. Foi assim que Roma produziu a chamada Pax Romana (embora fosse um pouco mais liberal do que os impérios mais antigos). Isso era bom ou ruim?
Nenhuma das variantes dos regimes ditatoriais se aplicam ao sistema do Sasuke. Algumas coisas são semelhantes sim, mas isso não é o suficiente para definir como isso ou aquilo. Há quem diga que Sasuke é de variante comunista por causa da "revolução". Outros dizem que Naruto é comunista, ou até mesmo um liberal. É difícil representar essas coisas.
O argumento da Sakura foi o seguinte. Se Sasuke quer se tornar o líder mundial, a coisa mais sensata a se fazer é matar todo mundo ali, depois matar os Kages e então acordar a galera do MTK e dizer que todo o restante morreu e que ele foi o salvador, e que Naruto confiou nele como o líder do mundo. Com o poder que tem ele conseguiria dominar o mundo. Mas ao invés disso, o que ele quer é mais bem complexo do que simplesmente ser um ditador.
E sobra Itachi, o fato dele ter escolhido não é relevante pois Sasuke (que fará o papel de odiado no sistema dele) também escolheu.