Bom o Shouten não me parece fazer parte do estilo de luta do Nagato, tanto que ele usou poucas vezes, mais eu tenho algumas perguntas sobre esse jutsu.
1- Nagato não precisa ficar concentrado(parado, fora da luta) para usar esse jutsu?
2- Nagato precisa da autorização dos invocados para cederem seus chackra?
3- A realização do Jutsu se baseia na cooperação de Nagato com mais pessoas ?
Não, o mangá demonstra isso...
'' Eu vou usar aquele jutsu''.Ele nem ao menos citou o nome do jutsu e todos da akatsuki já sabiam qual era. Ou seja, ele já havia utilizado o Shouten outras vezes.
1- Não ué, é o mesmo processo do Edo Tensei. Ele precisa de concentração, tal como o Orochimaru no clássico precisou, mas não significa que ele precisa se ausentar da batalha.
2- Não precisa de autorização, tendo o chakra já é o bastante. Seria como o Edo Tensei, os usuários do mesmo não precisam da autorização do DNA. E não é diferente sendo o chakra ou o DNA, só você olhar que o Orochimaru tinha seu chakra distribuído pelos seus Juuins e uma parte dele foi suficiente para ele ser invocado, mesmo após ser selado pela totsuka.
Itachi e Kisame DERAM seus respectivos chakras ao Nagato, tal como o Sasori doou os 2 subordinados utilizados no processo. Tal como o Orochimaru ganhou os Zetsus do Sasuke e etc...
3- Sim e não. Sim, que os invocados ( Itachi e Kisame no caso) tem liberdade de pensar e agir da forma que quiserem e não, pois tal como a kunai com o selo de repressão, o Nagato tem uma arma perfeita para obrigar os tenseis a agirem de acordo a sua vontade, as hastes negras.
Spoiler :
http://narutomanga.com.br/leitura/online/capitulo/565#9
http://narutomanga.com.br/leitura/online/capitulo/565#10
É exatamente o mesmo procedimento que o Obito fez com os Jinchuurikis.
E para o Nagato será muito mais fácil, pq são somente 30% de chakra, logo eles não conseguirão sair do controle do mesmo.
Não é porque eu quero, é oque o mangá mostrou.
A chave para responder o resto do seu post está nisso daí.
Alguma vez eu disse que o mangá mostrou Pain e Nagato lutando juntos ? Acho que não, né...
Eu já disse no mínimo umas 10 vezes para você, mangá é mangá, comparações de fóruns são outra história.
O primeiro ponto que demonstra CLARAMENTE essa separação chama-se ''Condições: 100%''.
Nesse ponto que está o problema. Nunca vimos o auge do Nagato, nunca vimos o auge do Onoki, nunca vimos o auge do Hiruzen.
Mas o que é cobrar 100% de algo que nunca vimos ? É colocar TODO o mostrado em um corpo que suporte isso.
Um Onoki jovem aguentaria utilizar Jinton sem dores nas costas, um Hiruzen jovem não teria problema em utilizar Kage Bunshins e jutsus elementais, algo que o próprio Enma disse que o velho tinha dificuldades em usar. O Nagato prime, no caso com 100% de mobilidade física, seria capaz de utilizar sua invocação ( Pain) podendo lutar tbm.
Essa é a questão, o mangá NÃO mostrou, mas as comparações EXIGEM.
Inventar um auge não é upar personagens no sentido literal da palavra, é colocar em um conceito somente FÍSICO que o usuário não terá problemas envolvendo isso, como estacas nas costas, dores nas costas,velhice e etc. Isso é 100% de alguém.
Repetindo, mostrou no mangá ? NÃO, mas as comparações pedem. Então as próprias comparações induzem a algo que o mangá não quis mostrar.
Pain é um jutsu que o Nagato com mobilidade poderia utilizar, certo ? As comparações,rankings e etc, apenas permitem a união um com o outro pelos motivos já citados.
Minato com Kurama é outra história. É basicamente o fato dele ter que morrer para se tornar Jin.
Ao meu ver é igual o caso do Madara. Suponhamos que Madara nunca tivesse voltado a vida, mas soubéssemos que ele tinha o Rinnegan e os mesmos jutsus do Nagato, especificados no mangá.
Analisando o mangá, Madara poderia utilizar o Rinnegan ? Sim, mas teríamos que considerar ele velho e etc. Mas se houvesse uma comparação e falasse, '' Madara full e com 100% de vitalidade'', seria errado considerar o Rinnegan ?
Eu não vejo problema nenhum, visto que a comparação apenas criou uma situação em que o usuário não foi limitado por problemas físicos.
E porque 2 Tensei seria um problema, me explique? O edo tensei do Tobirama é algo que consideramos porque temos muitas evidencias de como ele os usava(assim como nunca vimos o Sandaime raikage ultilizar a areia de ferro, mais ja sabemos perfeitamente como funcionava), depois decidir quantos edos seria invocado fica ao critério do criador do topico.
Justamente. Não sabemos quantos Edos ele podia utilizar,quantos ele utilizava e nem se ele estava restrito a isso, consideramos 2,3,4 pq queremos e não pq o mangá mostrou.
É lógico que o auge é inventado, eu nem precisaria citar Pain para sabermos disso, só o fato da comparação pedir 100% do personagem já demonstra isso.