O legal seria ver o Gaara "amassando/esmagando" o corpo do Kakuzo... seria interessante, porque o corpo do Kakuzo tem Doton como elemento e endurece seu corpo com isso, certo?
Ao meu ver, os ataques da mascara de Raiton dariam uma pequena dificuldade pra areia defender. Fora isso, só as combinações elementais que seriam dificies de conter. Mas nada que a capacidade do Gaara, ops, areia não possa conter.
Uma coisa que eu quero que o M. Kishimoto deixe claro daqui pra frente é a quantidade de chakra do Gaara e o que ele pode fazer com ela. Logico, o proprio Gaara deve ter uma quantidade grande de chakra, por causa da história do troço lá que o Jinchuuriki tem que ter bastante chakra pra assim poder conter o Bijju, mas digamos que com Shukaku ela iria aumentar... sendo assim, pode se dizer que essa capacidade do Gaara diminuiu um pouco.
Mas pelo tempo que o moleque ficou coçando, antes da aparição dele nos capitulos anteriores da reunião dos Kages [anteriores que devem ser 20 ou mais capitulos, mas enfim] acho que ele pode, ... pode não, deve ter aprendido maneiras de suprimir a perda do Bijju... mesmo que não seja tanta diferença, acredito eu que tenha.
Sobre o Gaara criar o quanto de areia ele quiser: vimos na luta contra o Kimimaru, aquele tanto de areia, nisso o Shukaku ainda tava lá. Basta saber o quanto de areia ele poderia criar sem ter problemas de ficar "rendido" mais tarde por falta de chakra.
Sim, eu acredito que ficar procurando minerais no solo, por mais que possa parecer simples, deve gastar chakra.
Mas por fim, TALVEZ nenhum dos ataques do Kakuzo seja eficaz contra a defesa de areia.