1° - ja disse, a marionete foi travada não pela força magnetica sobre ela, e sim, pela força magnetica sobre a satetsu, enrigecendo-a, tornando a marionete "dura", inoperavel.
2° perá lá, isso ninguem sabe. eu já ouvi rumores, que o sandaime queria fazer um acordo com a akatsuki, e teria que dar o shukaku no ichibi para poder ser realizado este "acordo". só que ele não conseguio, e teve que pagar com a vida... é uma coisa assim, to pesquisando sobre isso...
mais assim como você mesmo disse, satetsu é mais forte que marionetes, portanto, é reforçada a idéia, de que o sandaime teria, ou sido chantageado, ou então aceitou morrer para salvar a vila.,
realmente, ele não era jinchuriki.
3° como eu ja disse varias vezes, pontuação não define vitorias.
exemplo? orochimaru tem 3.5 de stamina, mais todos sabem que ele possui uma maior ainda. e ninguem releva isso na hora de fazer comparações, pois todos sabem que orochimaru tem boa stamina, indiferente de pontuação.
portanto, mais uma vez, pontuação de databook não faz vencedores.
4° não são apenas dois. observe melhor... outra coisa, ja disse também, que rank não implica em muita coisa também.
tem que se levar tudo em contexto pessoal...
ja disse umas 2 ou 3 vezes: quanto mais proporção é utilizada na tecnica, mais forte ela fica, subindo de rank.
shinra tensei, suitons do kisame, jutsus do gaara, enfim. rank por si só não implica em nada.
5° realmente, ele se "deixou morrer". e dai? gaara não queria matar deidara, ou seja, estão na mesma '-'
6° pra começo de conversa, não é genjutsu, e sim NINJUTSU.
outra coisa, to tentando saber mais sobre ela, mais é certo que não é uma habilidade de combate, e sim de suporte. dizer que sasori conseguiria fazer uma coisa deste tipo, numa luta deste nivel, é tenso. depois complemento.
Bom, tudo respondido, portanto responda a minha:
como sasori faria para escapar de um ryuusa bakuryuu, de um sabaku Rou, de um daqueles misseis de areia que gaara utilizou no deidara, e de evitar ser parado pela areia do gaara?