Rin. escreveu: Spoiler :
Lucas Lins escreveu: Falei termos/palavras que já englobavam todos esses pontos Rin, você esta mastigando as coisas, afim de detalhar as coisas, remetendo a um grande rodeio, fazendo tudo ficar repetitivo, não sei se dessa forma, você próprio se coloca em um gen, como se tivesse respondendo as coisas... Sendo que outrora eu já rebati tudo, e você sabe disso. Estamos dando voltas nas mesma narrativas.
Bah, poupe-me dessas coisas.
Vou responder com seriedade, mas já rir muito.
Aqui tu pareceste com o Dotonuser antes da readmissão atual.
Comparar Chouza com Paw, deu um nó no meu ovo.
Se vamos estabelecer um parâmetro, Paw estaria muito mais para Kakashi, do que Chouza estaria para Paw... kkkkkkkkkkkkk.
Tu que fizeste esse símile em sua própria mente, ou está tentando atribuir a mim coisas que eu nunca fiz? Dissimulou todas as minhas afirmações para tornar minha argumentação mais fácil de responder...
Eu jamais comparei um random com o Pa em quesitos intelectuais, eu literalmente trouxe aquela passagem do mangá para sustentar a premissa de que as técnicas gravitacionais do Deva
são complexas e
enigmáticas.
Aquém, também possuimos o ponto de vista do Kakashi, coisa que você ignorou completamente:
1) Por que Kakashi expressou mérito próprio ao descobrir o funcionamento das técnicas gravitacionais de Tendou?
2) Por que Kakashi julgava que era imprescindível o partilhamento das informações do Deva para os demais ninjas de Konoha?
3) Por que Kakashi (cujo é muito superior ao Pa em termos de intelectualidade) não foi capaz de destrinchar as técnicas gravitacionais do Deva de primeira instância, após ser espatifado na parede? Afinal, ele só descobriu após ser puxado pelo Banshou Ten'in, sendo que isso foi depois de um tempo longo de combate contra o caminho.
Aqui já entra no ônus da prova, Lucas, tendo em vista que o Shinra Tensei e Banshou Ten'in foram técnicas complexadas pela retratação do mangá e seus ninjas, possuis
alguma prova de que o Pa seria capaz de desmiuçar os jutsus naquele tempo pequeno de luta que eles tiveram - sendo que mesmo o Kakashi precisou de um tempo relativamente considerável de luta para descobrir?
Isso porque, como eu já falei, as condições de análise que Kakashi tinha ao lutar contra somente um caminho é esmagadoramente hegemônica em comparação ao Jiraiya (e Paw) lutando com 6 concomitantemente.
Quando conseguires provar essa informação, posso acatar seu argumento como válido. Lembrando que Fukasaku - enquanto lutava contra somente 6 caminhos e contava com a ajuda de Shima - demorou um tempo relativamente alto para descobrir os demais segredos do Rinnegan.
Não que isso torne-o burro, as técnicas do Doujutsu são supremas e enigmáticas demais, isso não é uma mera opinião, é algo mostrado/afirmado em várias passagens do mangá e até mesmo em databooks.
Afinal de contas Rin, Kakashi levou um unico ST, e BT, e já teve um destrincho quase total do BT E ST, ele já sabia que se tratava de repulsão e atração gravitacional, ele só confirmou o Delay quando os reforços chegaram, quando ele jogou aquela Kunai com a bomba de fumaça...
Primeiro, veja o que Kakashi diz após ser espatifado pelo Shinra Tensei contra a parede:
Kakashi: O que foi esse jutsu? Pareceu diferente de uma onde de choque, mas o que poderia ser?Tu ainda duvidas da complexidade das técnicas gravitacionais depois do Hatake, um ninja que entra pelo menos no Top 5 de intelectuais do mangá - inclusive possuindo o Sharingan para análises mais apuradas - ser incapaz de discernir a técnica de primeira instância?
"Ah, mas foi só uma vez"De novo:
Kakashi: Ele pode repelir ambos ninjutsu e taijutsu, eh... então como?Pela segunda vez presenciando a técnica com seu Sharingan, Kakashi foi incapaz de discernir o funcionamento dela.
De resto, sobre a sua narrativa, só tenho uma coisa a dizer: mentira!
Kakashi presenciou o Shinra Tensei duas vezes,
e depois ficou 1 capítulo e meio em off-screen, com o Kakashi aparecendo repentinamente atrás do Shuradou. Então eu te questiono, durante esse tempo, tu achas que o Deva não usou as técnicas gravitacionais mais vezes? Ele ficou parado sem fazer nada?
Logo você, que tanto fala da lei do mostrado, mas quando consideras algo que
não foi mostrado diz que é válido porque tem lógica, vai considerar uma coisa tão irracional quanto o Deva ter ficado encarando o Kakashi sem fazer nada?
E suas ideias contrariam o mangá, o Kakashi só foi descobrir o funcionamento das técnicas
nessa passagem aqui:Kakashi: Eu estou sendo puxado! É isso, a sua habilidade!Bah! Não vá me dizer que Kakashi disse isso, mesmo que tenha compreendido o jutsu nas vezes anteriores (mesmo que ele tenha declarado explicitamente o contrário)?
Você pegou frases isoladas e fora do contexto de segundos/cenas seguintes. '-'
Não peguei, se sente-se incomodado, basta ir lá averiguar as páginas, estão em torno do capítulo 420 para cima.
Por fim, perguntas o porquê do Fukasaku não ter citado uma "onda de choque" que repele ou "uma atração" em seu partilhamento de informações sobre Pain? Então te questiono, por que o Kakashi não optou por compartilhar a informação abaixo com Konoha?
Ele sabia que era algo que repele, então por que não deu essa informação para konoha? Ele só foi optar por partilhar o conhecimento com outrem após compreender que era um jutsu gravitacional. Eu te explico caro Lucas,
é uma informação inconclusiva. Se tu não entendes determinada habilidade é ilógico sair partilhando essa informação aos outros. Informações inconclusivas ou hipóteses errôneas podem decidir o resultado de uma batalha, caro colega de fórum.
De resto, não vi nada de inédito que já não tenha destrinchado antes, então não vejo significado em responder.
Caro Lucas, qualquer um com bons olhos que analise bem esse debate consegue ver quem está em congruência com o mangá e a lógica, todas as minhas ostensivas são completamente embasadas em declarações oficiais.
Você buscou me refutar com interpretações miraculosas (onde Deva ataca Jiraiya SM só com Kokushin, oi?), eu por outro lado trouxe uma refutação condizente com o que já nos foi apresentado (complexidade de BT e ST). Quem possui fundamentação mais qualitativa?
Eu vou somente pontuar as grandes falhas e incoerências que vosso pensamento possui:
1) Kakashi ter lutado com Deva em off-screen mas o caminho não ter usado nenhuma outra habilidade gravitacional. Sem contar a outra utilização em
onscreen que tu dissimulaste em vosso comentário.
2) A declaração de Kakashi sobre Jiraiya ter enfrentado os 6 ao mesmo tempo ter sido falsa.
3) O Deva ter afrontado o Jiraiya somente com Kokushin e sem usar jutsu algum,
mesmo que o Nagato tenha mostrado respeito contra seu sensei, ao ponto de considerá-lo uma ameaça.
4) Falta de ostensivas para declarar que Paw seria capaz de entender o que acontece no Shinra Tensei ou Banshou Ten'in naquele tempo relativamente pequeno de luta que eles tiveram.
Enfim, é isso. Não vou prolongar esse debate, os fatos estão na mesa e levam-nos a somente uma conclusão: Jiraiya enfrentou todos os caminhos simultaneamente, as únicas restrições foram Shinra Tensei (em grande escala) e Chibaku Tensei, ponto. Se não concorda comigo, vou concordar em discordar, porque ficar em rodeios é bem improdutivo.
São em momentos como esse que a minha crítica em relação a como os ditos são levados em conta se mostra pertinente. Nessas situações acaba passando a impressão de que o método utilizado não é "Aqui temos as citações presentes no mangá, agora vou formular meu ponto de vista baseado nelas" e sim "Aqui temos o meu ponto de vista, agora vamos separar as citações que o validem".
É por isso que não concordo dessas colocações sobre Jiraiya ser igual a Itachi ou sobre ser capaz de derrotar a formação inteira sem Chou Shinra Tensei e Chibaku Tensei. Parecem levar em conta apenas citações e acontecimentos que suportem essa visão.
O
@Lucas Lins traz um ponto muito relevante e vendo suas respostas também fiquei com a impressão de que você criou rodeios para não aceitar o argumento proposto.
O ponto levantado é simples: Caso Tendou tenha usado técnicas como Shinra Tensei ou Banshou Tenin, por que motivo Fukasaku não relatou essa habilidade do path, se considerava de vital importância o conhecimento sobre as habilidades de cada caminho?
Você tenta criar a ideia de que pelo fato de serem técnicas
complexas e
enigmáticas Fukasaku não foi capaz de relatá-las. Essa ideia está extremamente
errada! É uma argumentação que se baseia num pilar extremamente frágil.
Fukasaku não precisaria descobrir o funcionamento das técnicas gravitacionais, o ponto do Lucas é que ele poderia simplesmente dar informações sobre os poderes: "Aquele Pain tem o poder de repelir ataques. Aquele Pain tem o poder de puxar seus oponentes."
Você acha que Konohamaru destrinchou o funcionamento das habilidades de Jigokudou? Não. Ele simplesmente pegou a informação geral de "Se eu deixar ele me agarrar, ele me mata com algum jutsu estranho."
Você acha que essa informação do Konohamaru seria inútil só porque ele não destrinchou as habilidades do inimigo? Claro que não! Só com isso qualquer ninja que encontrasse esse caminho já teria uma informação crucial: "Não posso deixar ele me tocar"
Outro exemplo de que não é necessário destrinchar a habilidade para entender as implicações dela:
Apenas depois Shikamaru viria a destrinchar o funcionamento do ritual de Hidan, mas antes disso Asuma já tinha chegado à conclusão crucial de que qualquer ataque aplicado no Hidan seria refletido nele mesmo. Ele não sabia como funcionava a técnica, nem sabia como fazer para cancelá-la, mesmo assim esse conhecimento deixa de ser importante? De forma alguma.
Último exemplo e o mais relevante: Intangibilidade do Obito. Todos sabemos que o funcionamento das habilidades de Obito só foram elucidadas por Kakashi lá no capítulo 597. Bem antes disso, inclusive, tinha gente entre o fandom que cogitava que a habilidade seria a de alterar a densidade do corpo como as habilidades do Caçador de Marte da Liga da Justição ou Visão dos Vingadores. Mesmo sem a explanação correta do funcionamento dessa habilidade, uma coisa era fato tanto para os fãs quanto para os personagens do mangá:
"Ele pode passar através de objetos". Logo ao ver a habilidade de Tobi em ação, Foo
imediatamente comunicou seu parceiro do que seu oponente poderia fazer. Em nenhum momento ele chegou sequer perto de elucidar a habilidade de Obito, que inclusive são muito mais complexas e enigmáticas que a do caminho deva.
O mangá apenas mostra que mesmo que você não tenha conhecimento de como a habilidade
funciona ainda assim é extramente importante ter conhecimento do que ela faz.
Veja como isso é importante. Yamato sequer sabia como Tobi podia fazer os ataques passarem através dele, mas só o fato de saber que ele podia fazer isso
de alguma forma fez o taichou pensar numa maneira de combater isso.
Só isso aqui já quebra completamente essa narrativa sua, mas indo um pouco mais além:
1) Por que Kakashi expressou mérito próprio ao descobrir o funcionamento das técnicas gravitacionais de Tendou?
2) Por que Kakashi julgava que era imprescindível o partilhamento das informações do Deva para os demais ninjas de Konoha?
3) Por que Kakashi (cujo é muito superior ao Pa em termos de intelectualidade) não foi capaz de destrinchar as técnicas gravitacionais do Deva de primeira instância, após ser espatifado na parede? Afinal, ele só descobriu após ser puxado pelo Banshou Ten'in, sendo que isso foi depois de um tempo longo de combate contra o caminho.
1 - Kakashi destrinchou o funcionamento da técnica como controle gravitacional. Mas não precisa ser ter inteligência Kakashi para entender o que a técnica faz só de vê-la.
Se perguntassem para o Gamabunta "Bunta, qual o poder daquele Pain?" ele provavelmente responderia algo do tipo "Eu não sei explicar muito bem, mas ele parece ser capaz de repelir ataques"
Você realmente acha impossível Fukasaku, que demonstrou grande entendimento ao analisar a complexidade da visão da compartilhada, seja capaz de dizer algo simples como isso?
2 - Você está trazendo uma narrativa errada para corroborar com seu ponto. Na própria imagem que você trouxe a fala do Kakashi é: "Preciso informar os outros das habilidades
desses dois". E o motivo disso é essa passagem:
Fukasaku aponta dois critérios cruciais ao se enfrentar Pain: 1 - Enfrentá-lo apenas um a um. 2 - Deduzir a habilidade que o Pain possui. Por esse motivo é que Kakashi tem seu momento
Eureka! ao deduzir a habilidade de Tendou. Por esse motivo é que Kakashi julgava importante a partilha de informações.
3 - Fukasaku não precisaria destrinchar a habilidade a primeira vista, Fukasaku só precisaria dizer que o inimigo tem o poder de repelir ataques, ou que ele tem o poder de puxar oponentes em direção a ele. Mas assim como Gamabunta, Kakashi percebeu imediatamente que Tendou poderia repelir ataques.
Novamente deixando claro que Kakashi entendeu o que Pain
fez, só não entendeu
como. É a mesma situação dessa cena:
Observe com atenção esse trecho. Perceba que Katsuyu não explica
como funciona a habilidade de Tendou. Ela apenas diz "Esse é o poder dele, foi assim que ele destruiu a vida. Ele não podia usar antes, porque quanto mais forte o poder mais tempo leva para recarregar."
Naruto entendeu que Pain tinha um jutsu de repelir e concluiu que não poderia usar ninjutsu ou taijutsu por conta própria, baseado na própria experiência. Primeiro usou o Rasenshuriken que foi refletido(com Gamabunta comentando), em seguida ele próprio tenta atacar e é repelido também. Com Kakashi é igual: Ele recebe o Shinra Tensei na cara e conclui que Pain pode repelir ataques físicos e logo após isso ele usa o Raijuu Tsuiga e conclui que ele pode repelir ninjutsu
também.
Só para não ficar nenhuma confusão, a tradução mais precisa da fala do Kakashi nesse quadro que você trouxe é:
Ele pode repelir tanto ataques físicos quanto ninjutsu, eh... Impressionante... então como devo...?Apenas deixando claro que nessa cena Kakashi não está se perguntando "então como?" no sentido de como funciona a técnica, ele provavelmente estava pensando o mesmo que o Naruto e se perguntando o que fazer contra um inimigo que anulava ambos tipos de ataque e sua linha de pensamento foi interrompida pela chegada de Shuradou. Estou apenas salientando isso pois é importante ressaltar que isso veio antes do momento
Eureka! do Kakashi e mesmo com apenas essa informação o sensei já estava planejando seu próximo passo.
Ele sabia que era algo que repele, então por que não deu essa informação para konoha? Ele só foi optar por partilhar o conhecimento com outrem após compreender que era um jutsu gravitacional. Eu te explico caro Lucas, é uma informação inconclusiva.
Erradíssimo. Primeiro que, como citei anteriormente, Kakashi estava seguindo a orientação de Fukasaku. O objetivo de Kakashi ao enfrentar Tendou era
derrotá-lo, ou ao menos impedí-lo de sair caçando os ninjas da vila em busca do Naruto, afinal ele disse para Iruka que ele cuidava disso. Que sentido faria se Kakashi ao invés de derrotar um Pain na frente dele preferisse contar para Konoha como derrotá-lo para outra pessoa vir fazer o trabalho? Porém, a coisa muda de figura quando chega Shurado e Kakashi se vê em um 2x1, sua fala nessa situação é: "
Eu não tenho chance de vencê-los se eu lutar sozinho. Eu preciso de reforços e de informar os outros quais as são as habilidades desses dois. Preciso segurá-los o máximo que eu...". Esses outros que o Kakashi considera prioridade informar das habilidades dos caminhos não são "os outros de Konoha" e sim os outros ninjas que virão dar reforço para ele. Isso é óbvio quando vemos que mesmo após ter todas as informações sua prioridade não foi pedir para um deles recuar e contar para Konoha, sua prioridade foi compartilhar as habilidades com seus companheiros para bolar um plano para derrotar Pain. Apenas quando falhou em derrotá-lo que Kakashi priorizou compartilhar a informação com Konoha.
Segundo, se a desculpa é que não se compartilha informações inconclusivas, o que é isso então:
Como Gai sabia das habilidades de Obito? Certamente alguém contou antes desse embate. Quem contou? Kakashi? Yamato? Como esses irresponsáveis puderam partilhar informações inconclusivas? Por quê? Porque neste mangá de ninjas, meu caro Rin, informação sobre os poderes do inimigo é vital e nesse mesmo mangá, o padrão é você contar tudo o que você sabe. E no ponto levantado pelo Lucas, isso é o mínimo que se esperaria de Fukasaku.
Outro problema que eu tenho é sua lógica com argumetos do tipo "Tendou utilizou técnicas gravitacionais contra Kakashi em off porque ele não ficou parado sem fazer nada", "Tendou usou técnicas gravitacionais contra Jiraiya porque ele não atacou só usando kokushin". Já vi sua opinião a respeito de Tsunade e genjutsu e um dos maiores argumentos que os fãs usam é igualzinho ao seu "Tsunade lutou contra 5 Madaras, ele não atacou só com Susano'o ele usou genjutsu nela também."
Só finalizando com os quatro pontos que você trouxe.
1 - Caro Rin, você sequer sabe quanto tempo se passou essa luta off-screen. Em 1 capitulo e meio pode ser passar 10 anos ou 10 minutos. Não existe um tempo exato com mangás. E você está inclusive mentindo até nessa medida. Apenas foram 10 páginas entre uma aparição e outra. Quanto tempo é 10 páginas para você achar que obrigatoriamente houve vários acontecimentos em off do Pain usando diversos Shinra Tensei? Sabe quanto tempo durou 10 páginas no capítulo 442?
Exatamente 5 segundos. Se você realmente considera que o problema está no questionamento que o Lucas Lins levantou e não na sua resistência em aceitar isso ao ponto de usar argumentos extremamente pobres tem algo que precisa ser revisto aí.
2 - Nada do que foi dito anula a declaração sobre Jiraiya enfrentar 6 pains. Sabe outra declaração verdadeira?
Tsunade enfrentou 5 Madaras. Mas por alguma razão não quando os fãs da kunoichi usam deste argumento para elevar o nível da Godaime você parece não concordar. Tsunade continua sendo incapaz de vencer Kakashi, que teve trabalho com 2 Pains na sua visão. Existe uma diferença muito grande de ter lutado contra 6 Pains para bater de frente contra 6 Pains e uma ainda maior para ser capaz de derrotar 6 Pains se Chou Shinra Tensei e Chibaku Tensei estiverem restritos.
3 - Da mesma linha de "Por que Naruto não criou múltiplos kage bunshin com chakra da Kurama ou invocou Gamabunta contra Sasuke 3T
mesmo que o Uzumaki tenha mostrado determinação para levar o Sasuke de volta nem que tivesse que quebrar todos ossos do corpo do mesmo?
Se é tão risível assim Pain lutar na base do Kokushin então explique essa cena:
Por que todos os Pain estão partindo para atacar a curta distância? Não apenas Tendou, mas Chikushodou e Jigokudou também? Por que na cena seguinte temos justamente Chikushodou, o Pain mais longa distância da formação perfurando Jiraiya com um kokushin? Por que a forma como Jiraiya é finalizado é com gangbang de kokushin?
Por que nas cenas que não ocorrem em off Tendou não está usando suas habilidades? Por que quando Fukasaku vai escapar a reação de Tendou é pular em direção ao sapo junto com dois outros paths em vez de simplesmente puxar o sapo com Banshou Ten'in? A resposta para todas essas perguntas é porque tem define com o que o personagem vai lutar e com o que vai lutar é o autor. De qualquer forma, Tendou ter lutado com ataques físicos e kokushins não é mais difícil de engolir que o show de malabares que você apresentou.
4 - Essa foi tão fundamentada que nem tem o que falar mais. Um simples "aquele cara pode repelir ataques" seria mais do que o suficiente.
Tinha outras coisas que eu queria mencionar, como a forma que exageram as situações que colocam o Jiraiya como alguém que deu trabalho e querem passar a narrativa de "ele quase venceu" ou como usam frases que ressaltam o poder
de um dos Sannins e aplicam somente ao Jiraiya, não dando o mesmo tratamento a Orochimaru e Tsunade. Enquanto o ero-sennin é alguém que vence até a formação Pain inteira com essa barbarização dos ditos, a Tsunade continua sendo alguém inferior até ao Kakashi Hokage. Ao mesmo tempo que ditos que contrariem essa lógica como Jiraiya ter trabalho para metade da formação e Itachi ser colocado como amplamente superior ao seu companheiro Sannin são desconsideradas.
Eu concordo em gênero, número e grau com a
@Bitterwoman nisso aqui. Esse tipo de seletividade sempre me deixou incomodado.