Mas sim, o Naruto Arco Pain (no auge) superou o Jiraiya em domínio de Senjutsu sim, e meu ponto excedente mostrar-te-ás isso. Mas também tem uma questão, o fato do Jiraiya ter um domínio inferior de energia natural não torna ele inferior aos outros sábios em questões de poder concedido pela transformação sábia, ele só tem essa penitência por ter absorvido um pouco mais de Senjutsu do que o necessário.
O upgrade de todos é igual, o que pode diferir é: a quantidade de Senjutsu (que poderá ser aplicada nas técnicas) e a duração do Modo Sennin.
"He possessed the same Senjutsu as his master [...]"Aquém, meu ponto fundamental é que o Kabuto não se refereria a isso com essa frase, e sim ao Modo Sennin e Juinjutsu, dado o contexto da cena. Mas mesmo que essa narrativa do Kabuto seja desconsiderada,
qualquer usuário de Modo Sennin (e isso inclui o Jiraiya) continua sendo retratado como superior ao Orochimaru:
Isso deixou claro que,
graças ao Modo Sennin, Naruto conseguiu manter uma luta contra Pain! Ninja esse cujo é superior ao Itachi (Alive), sendo o mesmo Uchiha que desprezou o Orochimaru em batalha
duas vezes seguidas. O mesmo pode ser dito do Jiraiya, vai negar que o Ero-Sennin manteve uma luta e forneceu problemas à Pain? Mesmo que o Nagato explicite isso?
Essa relação em si já coloca Sage Mode Users como superiores ao Orochimaru.
Também sendo sugerido por Fukasaku que Naruto havia superado o Jiraya ao alcançar o estágio perfeito do Mōdo Sennin.
Esse é o único contraponto que eu posso ver para esse argumento, de verdade. Note que, o databook parafraseia
a mesma situação onde Fukasaku cita "o Naruto superou seus antecessores", colocando a descrição de que o Naruto superou o Jiraiya
NO MODO SENNIN.Essa é uma paráfrase que, creio eu, que explique bem a intenção da narrativa de Fukasaku.
Eu acho que o Naruto SM não superou Jiraiya, somente superando o seu nível na guerra, onde o Uzumaki atinge o patamar de Kage Alto, alguém capaz até mesmo de bater na Kurama, apesar da ajuda de Killer B na luta.
Porque se for levar essa citação do Fukasaku no sentido literal mesmo (ignorando a correlação com o databook), pode-se dizer que Kishimoto colocou o Naruto Sennin
acima do Minato. O que bem sabemos que é mentira.
Também entraria em contradição direta com outras citações, visto que Naruto SM foi derrotado imediatamente pelo Deva
ao recuperar seus poderes (sem usar Chibaku Tensei ou Chou Shinra Tensei) e, teria sido morto caso fosse a intenção de Nagato. E nessa situação, o Uzumaki possuia conhecimento quase que total de seu inimigo.
Por outro lado, foi dito que Jiraiya venceria a Formação Pain (restrita de CT e CST) caso tivesse conhecimento do segredo. Então, o que foi dito que Jiraiya
seria capaz de fazer, o Naruto
não foi capaz, mesmo em condições melhores que o mesmo.
Por isso prefiro acreditar na interpretação de que Fukasaku referia-se exclusivamente ao Modo Sennin mesmo, mas fica a cargo da interpretação das outras pessoas. Eu até concederia se não tivesse essa página de databook que esse seria um caso de contradição do mangá, mas como há outra possível interpretação, vou definir minha opinião nela.
Enfim, você pediu por minha opinião, então está aí.