São ítens, isso foi deixado muito claro por DB/mangá/Zetsu Negro. Simplesmente não tem nenhuma margem para dizer que é uma técnica do Sharingan, pois isso seria desmentido com a combinação de Não há qualquer fonte pra isso + Informações oficiais do Zetsu e do Databook. Itens. Oficialmente, itens. Espirituais e sem forma física. Encontrados pelo Itachi.
O problema aqui é:
Se são itens espirituais, como que ele poderia ter encontrado? Eles não possuem forma física, além do mais, como pode um susano'o guardar eles?
Além de existir interpretações como: espada do susano'o, flecha do susano'o, etc. Mas eles seriam essencialmente susano'o, mesmo recebendo classificações e nomes de itens. O problema é o databook ressaltar como item, acho que ele favorece tua ideia, mas não diria que elimina a minha, justamente pelo susano'o poder fazer os itens dele aparecer, nenhum achado, os susano'os só tem itens. Alguns tem uns, outros tem outros. É mostrado o do Madara tendo mais espadas que o do Sasuke, o do Sasuke tendo a flecha, o do Itachi tendo as armas únicas e as magatamas.
Se fosse uma lâmina espiritual qualquer, tudo bem você falar essas coisas. Mas uma lâmina espiritual, sem forma física, MÍSTICA, extremamente rara e cobiçada pela maior pesquisador mostrado na obra
O Orochimaru só não cobiçava a própria mãe porque ela tava morta basicamente. Ele queria dominar tudo e pegar todos os conhecimentos. Ele era um cara muito ambicioso por isso, ele não ia atrás só do mais extraordinário, ele ia atrás de tudo aquilo que fosse interessante, que é basicamente uma tonelada de coisas.
Se fosse uma lâmina espiritual qualquer, tudo bem você falar essas coisas. Mas uma lâmina espiritual, sem forma física, MÍSTICA
Esse lance do mística não me desce muito bem.
Eu dei uma olhada por aqui:
https://naruto.fandom.com/pt-br/wiki/Espada_de_Totsuka
Eu não curto levar esse site como regra, até por eles trazerem e levarem em conta muita informação filler, mas dá pra ver algumas coisas e eu só achei infos da totsuka por aqui, já que no fórum só tá fixado ali o DB 1, 2 e 4.
E olhei nessa imagem que achei perdida pelo fórum também:
"Amaterasu simbolizando a luz do mundo material" e "Tsukuyomi representando a escuridão do mundo espiritual".
Ao meu entender ali são tudo hipérboles ou até poderiam ser lidos como regra para o que foi mostrado no universo até ali.
O que eu acabo botando mais fé após ver tudo isso é que é algo do susano'o do Itachi. Muito forte? Sim, mas o universo de Naruto não é o exemplo de balanceamento. O que não são hipérboles é o yata refletir e a totsuka selar. Na página que eu fiquei resumido, não mostra sobre demais capacidades dela, fora selar quando perfura.
Sabe qual é a única outra coisa que tem o poder de selar almas no universo Naruto? O Shiki Fujin, que também é uma entidade ESPIRITUAL.
O shiki fujin pode ser liberado só pela máscara que tem ligação direta com ele. O Sasuke tirou outro Orochimaru do selo amaldiçoado da Anko (se não me engano foi dela), isso entre em contradição com selar alma. Um bom exemplo é que ele só pode trazer os kages de volta depois dele os tirar do shiki fuujin, diferente do Orochimaru.
Isso de ser mística (por afetar o físico e espiritual sem ser afetada pelo físico) , é como uma exceção a regra, e exceções a regras geralmente são pra coisas que não são bem explicadas ou estão erradas.
Infelizmente, no momento que o místico não é um argumento bem fundado ou bem trabalhado, funcionando como um "tapa buraco" de explicação, eu não o considero um argumento válido. Acho que qualquer argumento de misticismo do Kishimoto pode ser só pra envolver uma lore mais "mágica" da parte dele. E isso é algo que todo mangaká gosta de fazer.
Eu percebo que aqui, enquanto mantermos esse nível de informações e argumentos, provavelmente não mudaremos de ideia. Tu pode achar burrice, eu posso achar que o pensamento é limitado, etc, etc, mas com esse nível de informações (possivelmente) e com esse nível de argumentos (tanto meu quanto teu), não vamos mudar de ideia.
YATA DEFENDE ATAQUE ESPIRITUAL DEPOIS DE EMPUNHADO, e a TOTSUKA SELA A ALMA DA PESSOA DEPOIS DE EMPUNHADA
Eles podem ter propriedades dessa forma de selar e defender o espiritual, mas se mantendo empunhados, eles estão como objetos físicos, do contrário eles cairiam.
Podem ser itens que selam o espiritual a partir do físico, ao meu ver faz muito mais sentido que afetar o físico a partir do espiritual.
Se fosse do jeito inventado por alguns brazucas (espiritual e sem forma física só antes de empunhado), não haveria o que empunhar, muito menos os itens poderiam ter um dono. Esse conceito fanmade é incompatível em geral com os itens mostrados, qualquer momento que seja, empunhado ou não, encontrado ou não.
Assim como existe um chakra especial pra ativer o sharingan poderia ter um chakra especial pra trazer essa espada, mas realmente não acredito que seja o caso. Se mencionei (já falei muito, então não to lembrado), foi como forma de exemplo.
Obs: O que eu li sobre poltergeist é que é basicamente coisa da cabeça de crianças. Até por ser totalmente infundado de informações.
É o equivalente a eu dizer que Deus X existe por não ter como provar que ele não existe.
Como eu falei sobre nosso debate, acho que aqui saturou.
A verdade é que pra muitos o databook é regra absoluta e pra outros é como uma espécie de bíblia, cabendo a interpretação certa. Seria do caralho pegar uns cabeção aqui do fórum e debater sobre isso algum dia, por algum meio que fosse melhor a comunicação, mais dinâmica, tipo um discord.
Caso tu queira continuar o debate eu obviamente vou continuar também, mas o que eu falei eu tomo como regra, nosso nível de argumentação por mais que tenha negrito ou caps lock não é o suficiente para o convencimento, tá se mostrando ineficaz.