Kry0n escreveu: Uman escreveu: A 8 anos atrás, e por uma pessoa que não conhecia o Hashirama que Kabuto conhece...
Iruka repassava informações, não PRESENCIAVA elas.
Lembre-se, que a gente conta sempre o que OUVE, não o que HOUVE. Iruka nunca presenciou nada, ou pesquisou a fundo pra ser considerado uma fonte tão segura quanto Kabuto.
O objetivo do Iruka ali era repassar informações sobre Konoha
A informação que foi repassada:
Entre os hokages ele foi considerado o mais forte
Sim, repassar informações sobre Konoha, para crianças. Ou seja: um método que consiste em enfatizar e enaltecer certos aspectos para que as crianças que mal sabem o que é uma Kunai, fiquei intrigadas, desejando servir Konoha de coração aberto. "Depositar a vontade do fogo" na proxima geração, sabe?
Fora que, o Konohamaru estava presente na classe. Você acha mesmo que o Iruka diria, na frente do Hiruzen e da classe de crianças, que algum outro Hokage teria sido mais forte/melhor governante?
É só questão de entender o contexto que o Kishimoto passa.
Vale lembrar também, que o proprio Hiruzen disse pro Iruka num tom de "chamar a atenção", "não fale de mim como se eu já estivesse morto!".
Então, por favor, não leve as generalizações ao pe da letra. Kabuto separou BEM as gerações, e disse "atualmente", num sentido de que não se fazem mais shinobis como antigamente, Ya know.
Vendo a afirmação de Kabuto, é FATO de que a tradução correta, é a que está nos mangás vendidos aqui. no mangá que eu tenho em casa, onde foi dito que Hiruzen foi tido como o melhor GOVERNANTE da folha...