Eu não gosto muito de discutir esse assunto,pois como diz a lei da ética : Religião,futebol e política não se discute...E religião e o mais indiscutível deles,pois nenhum de nós tem como ter certeza de nada.Mas como isso é meio que uma troca de experiências e um debate construtivo (por enquanto) eu vou dar minha opinião.Acho que no fundo,o que importa não é no que você tem fé,importa que você tenha.Em qualquer coisa maior que você,ou em você mesmo,talvez.Concordo que acreditar em Deus não tem nada a ver com seguir uma religião X.Acho que essa coisa de eu sou de tal religião rotula muito uma coisa que vai muito além de um conjunto de regras citado por alguém.Religião é uma coisa inventada pelo homem,talvez por motivos históricos,talvez não,mas para mim,Deus é o que há de bom dentro de cada um,e está presente da mesma forma dentro de todos nós,até do pior ser humano,se não quiser chamar de Deus,porque você é ateu ou coisa assim,chame do que quiser,de amor,de esperança.Isso nós sabemos que existe,não ? Então é isso que importa.Isso provém do que você acredita ou deixa de acreditar,o que te dá direito de questionar as religiões,mas respeitando-as sempre,claro.Eu,por exemplo,não tenho uma religião fixa,mas sim "construo" minha própria religião,e seguindo o que eu acredito e tenho fé.Acredito em uma religião em certo ponto,e discordo dela em outros,isso acontece com várias religiões.Isso me faz respeitar todas as religiões,pensar e refletir sobre elas,sem insistir em uma só coisa que eu nem tenho certeza que existe.Bom,outra coisa que foi discutida no início do tópico foi se "coisas boas foram obras de Deus","coisas ruins foram obras do homem".Minha opinião sobre isso é parecida com a do Vinny:O homem é que toma suas atitudes e com elas colhe o seu destino,Deus apenas guia (quem quer ser guiado),mas quem faz as coisas,tanto boas como ruins,somos nós mesmos.E se não me engano o autor do tópico,Smiklt,citou também que Deus deixou as coisas ruins acontecerem,e ficou observando como se fosse BBB.Bom,pra mim não é bem assim,tudo começou com o erro de Adão e Eva,e depois tudo foi acontecendo por uma sucessão de erros e acertos humanos,então nós vivemos circunstâncias criadas por nós mesmos,não vivemos um Reallity Show.Se vocês pensarem bem,no início de tudo,Deus tentou nos ajudar,enviando seu filho Jesus para o nosso convívio,mas mesmo assim alguns o julgaram e até o colocaram na cruz.Aí nós demontramos nossa natureza humana e imperfeita.Deus nos deu o livre arbítrio,podemos fazer o que quisermos com ele,mas essa foi nossa arma fatal,nos enforcamos com a corda que tínhamos na mão q que nos foi dada:a liberdade.E outra coisa que o Smiklt disse foi que Deus quer que nós o adoremos.Isso é balela,não tem escrito em lugar nenhum : ME ADORE AGORA.É o livre arbítrio mais uma vez,se você tiver fé em Deus,ótimo,se não tiver,o problema é seu,é você quem decide o que quer fazer ou não.Você não é obrigado a nada,se fosse,ninguém estaria discutindo religião aqui agora.Mas eu acho que sempre,até mesmo ateus tem fé em alguma coisa,esperança de conseguir o que quer.Fé em si mesmo,em qualquer coisa,mas existir ausente de fé,na minha concepção é impossível.Pra ter determinação para conseguir o que quer,é preciso esperança,pensamento positivo.Até mesmo os ateus têm esperança de muitas coisas.Pra algumas pessoas fé é sinônimo de Deus,isso não é verdade,há por aí religiões que acreditam em outras coisas,se não Deus,mas não deixa de ser fé.Até por essas pessoa se chamaram de "Ateus",que é quem não acredita em deuses,isso prova que têm fé,pois se não tivessem diriam apenas : Eu não acredito em nada.É meu ponto de vista :)