Pessoal só sabe reclamar e falar bobagem porque não tem capacidade pra entender alguns fatos do mangá...
Claro que a Vila da Névoa planejava usar a Rin e o poder da Tartaruga Ciclope para causar uma confusão generalizada em Konoha, deixando o Sanbi fora de controle e atacando Konoha com um exército ninja também. Mesmo com Minato e Hiruzen lá a Kyuubi matou uma galera em Konoha, um outro Bijuu mesmo que pareça ser menos destrutivo, ia dar um trabalho enorme para os ninjas da folha protegerem Konoha supondo que a Vila da Névoa não ia ser idiota o bastante pra jogar o Bijuu lá sozinho, iam atacar também, é claro. Acho que agora ficou claro porque a Rin preferiu morrer.
Quanto ao Obito, acho que esse daí não volta mais pra luz não, dá pra perceber que ele tem sérios problemas psicológicos, ele não conseguiu lidar com a dor de perder quem ele gostava (Rin) e acabou enfiando na mente que o mundo é falso porque nele seus amigos já não vivem mais, isso como uma forma de defesa contra a dor, por isso ele é obcecado com o genjutsu infinito, quer um mundo onde não exista a dor.
Juntando isso tudo com a história de Madara e Sasuke, só me faz pensar que os Uchihas (exceto Itachi)são o núcleo EMO/PSICOPATA do mangá, sempre chorando e reclamando que seus problemas são maiores que de todo mundo, incapazes de lidar com as dificuldades de forma sadia, acabam sempre fazendo alguma coisa muito louca, idiota e/ou doentia. Por isso ainda espero que o Sasuke faça alguma bobagem daqui pro final do mangá, provavelmente junto com o outro doente do Orochimaru.
Enquanto isso, a Aliança Shinobi tenta seu momento de glória ao lutar pra proteger o Naruto, tomara que caia a ficha logo que o Naruto sozinho pode lutar de forma mais eficiente, sair da defensiva pelo menos, sem se preocupar em proteger todo mundo.
Espero que no capítulo 630 apareçam os Edo Hokages e os Kages, ficar enrolando muito a luta Obito x Kakashi não é legal, tá difícil ter paciência pra aguentar as baboseiras do Obito, por mim, morria logo ou se sacrificava para reviver o Madara de fato.