Nagato vence isto gente...
Vocês falam da genialidade do Itachi em praticamente qualquer luta entre estes dois, mas esquecem-se que o Nagato também é um génio. Eu concordo que o Itachi é superior a ele no quesito de Inteligência, mas o fato de um ser superior não significa que o outro seja burro. Nagato além de ser uma estratega por natureza, visto que enganou tanto Jiraya quanto Konoha na sua invasão, conseguiu com 10 anos dominar qualquer Ninjutsu com perfeição, fora que o seu poder de análise é de louvar. Isto claro, falando antes da luta Pain x Naruto. Porque na luta Pain x Naruto, o Pain simplesmente deixou de raciocinar - propositadamente ou inconscientemente -, já que o fato de ele estar com a saúde em baixo naquele momento pode ter sido um fator para o raciocínio dele não ser tão preciso (visto que ele usou o Chou Shinra Tensei que além de encurtar a sua vida gasta uma boa quantidade de chakra).
Eu sempre disse que Genjutsus Oculares não funcionavam no Nagato, já que bastava ele usar as Kuchiyoses para ver por ele. Fazendo isto, mesmo tendo visão compartilhada, os Genjutsus não iriam para o original, tendo em atenção a explicação do Jiraya. O fato de que o Rinnegan é imune a Genjutsus só veio AFIRMAR algo que já era quase óbvio.
Gakido anula qualquer tipo de Ninjutsu do Itachi incluíndo o Susano'o. Anulando o Susano'o os itens lendários são automaticamente anulados também, por uma simples razão: Vocês têm o vício de dizer "Ele absorve o Susano'o, o Itachi faz outro". Mas esquecem-se que isso é impossível... Bee quando na versão nível dois perdeu TODO o seu manto quase que instantâneamente para o Gakido e não conseguiu utilizá-lo novamente por um período de tempo. Agora imaginem o Itachi, que já tem Chakra e Stamina baixos - ainda mais quando comparados ao do Bee manto nível dois -, perdendo o Susano'o fica totalmente inutilizado por alguns períodos de tempo.
Taijutsu? Jiraya tem um taijutsu superior ao do Itachi, tanto em pontuação dada pelo Databook 3, como pelo fato de ser mais forte e mais rápido devido ao Modo Sennin (fora aquelas coisas todas de ele poder atacar alguém sem sequer tocar, o Kawazu Kumite). Jiraya afirmou SER IMPOSSÍVEL uma luta de Taijutsu perante um oponente com visão compartilhada. Agora imaginem o Nagato, que pode invocar umas quantas Kuchiyoses, ou simplesmente usar as cabeças do Shurado que lhe dão uma visão 360º ou simplesmente utilizar o seu sensor e reflexos para se aguentar no Taijutsu. Se o Nagato Edo Tensei foi mais rápido que o Bee que havia sido repelido por um Shinra Tensei, APARECENDO ATRÁS DELE (e tinha as pernas danificadas) imagine um com as pernas normais.
Pois e ainda tem os poderes do Tendo aqui. Que anula tanto Ninjutsu como Taijutsu.
Genjutsus Sonoros o Itachi não mostrou, campais muito menos, então os Genjutsus do Itachi não fazem perigo nenhum ao Nagato.
Em relação ao Izanami:
Frutos disse escreveu: O Izanami era usado contra pessoas que foram corrompidas de algum jeito, pessoas que se perderam, como por exemplo o Kabuto, ou algums Uchihas que almejavam o poder além de qualquer coisa, o Pain não é diferente, aliás qualquer vilão pode cair no Izanami.
O Pain era vilão: Mas nem o Nagato antes de Pain ou o Nagato depois do Pain eram arrogantes, ou tentavam ser algo que não eram.
Nagato era simples tanto antes como depois de Pain, e sempre foi o que ele era. Tanto que reconheceu que Naruto "tinha razão" e deu sua vida para completar o desejo que ele tinha.
Izanami NÃO FUNCIONA no Nagato.
Após lerem tudo isto, penso que falar que a Inteligência do Itachi é um fator preocupante eu cá não acho. Não acho porque até mesmo a única possibilidade de fazer alguma coisa via Bunshins é anulada por um Shinra Tensei e/ou mísseis.
E no meio disto tudo não referi o Chibaku Tensei. Vi alguém a falar do Amaterasu na orb, mas esqueceram-se que a Orb é totalmente coberta por rochas mal lançada, o que faria com que as mesmas servissem de escudo.
Parece-me óbvio o vencedor desta luta.