Esquece a Tsunade, e foca no seu comentário principal...seu comentário primário consiste em dizer que um alvo invisível pode ser encontrado na tentativa e erro, atirando elementos aleatórios sobre ele (poeira, tinta, líquidos, etc)... Eu pelo menos não lembro de nenhum momento com isso acontecendo no mangá, todas as situações em que um alvo camuflado foi revelado, foi necessário o envolvimento de pelo menos uma técnica realmente classificada como sensorial, para só então acontecer a revelação do oponente.
A areia do Gaara é um exemplo disso, bem como a técnica da Shima que você trouxe também...Nenhum deles optou por sair atirando seus elementos de combate as cegas como você quer propor pois isso é estrategicamente inviável:
1) Maiores chances de erro.
2) Desgaste de chakra.
E o principal (ao meu ver):
3)Com a grande probabilidade de erro, abre brechas para um ataque furtivo pelas costas:
Mesmo o Kakashi ainda tinha um sensor olfativo, ele não conseguiu localizar esse ninja da Pedra. Se os três fossem entrar num combate, então a melhor estratégia seria ficar atirando água/lama para todos os lados até acertar o ninja da Pedra e revelar sua localização?
O camaleão que você citou conseguiu surpreender e imobilizar o Naruto KM 2 justamente atacando sorrateiramente e estando camuflado...Agora imagine se fosse o Gaara jogando um monte de areia em cima do Lorde Mū por exemplo, você acha que ele não reagiria saindo do alcance da técnica? E o marisco? Não poderia, simplesmente fugir também ou ser desconjurado?
Essa é a diferença, enquanto o sensoriamento é mais sutil e muito mais viável para localizar um alvo, nunca vimos (pelo menos não que eu me lembre) alguém tentando localizar um alvo dessa maneira pois não faz sentido nenhum de acordo com as propostas apresentadas pelo próprio mangá...Se não, de que serviriam os Kanchi no Jutsu's?