NOOOOOOOOOOSSA. quanta coisa pra responder... enfim, só vou responder os mais "necessarios".
PRIMEIRO: O HIRUZEN NÃO POSSUI KG, NEM FUSÃO ELEMENTAL NENHUMA.
akilo não era um "youton", e sim um katon.
além do mais, ele só foi mostrado no anime.
outra coisa, katon: karyuu endan, mais "quente" que amaterasu?? OMG, você chegou a esta conclusão, apenas pela coloração utilizada no anime?
o mangá é preto e branco, e eles inventam bastante coisa no anime. se o karyuu endan ficou "branco" pela elevação de calor, porque será que o amaterasu é PRETO??? isso acontece realmente??? 1000°????
acredito que nem o amaterasu chega a este nivel de calor, visto que se não, karin seria morta, mesmo com sasuke tendo drenado as chamas denovo. nosso corponão aguentaria. mais a questão é: gaara deteu um amaterasu, tido como o mais poderoso katon existente. não vale criar poderes pro sandaime, por favor.
Enma, pode até se esticar, se multiplicar, se expandir. mais, parem e pensem: porque isso acontece? ele se transforma em bastão, se estica, aumeta, se multiplica, enfim.
mais observem: NUNCA foi mostrado nem dito que ele pode ficar do tamanho de bunta. isso é fonte wikipediana, sem noção alguma.
na forma de bastão, só serve quando o sandaime o usa, porque afinal, ele é um bastão ¬¬ ele não tem mobilidade propria, mesmo que consiga tirar um braço pra fora, nesta forma.
questões deste tipo, não da pra "deduzir", pois não temos indicios para afirmar esta questão.
pensem: o que será que aconteceria, com o enma, se levasse um amaterasu na cara? o gaara defendeu um amaterasu. quem será que é mais resistente???
lembrando, que o amaterasu pos abaixo um BIJUU. será que o enma é mais resistente que o MANTO DO HACHIBI COMPLETO??? acho que não, pois com o manto nivel 4, a kusanagi não conseguio penetrar na kyuubi. com um manto completo, será que ela conseguiria??? ¬¬ além do mais, enma foi ferido pela kusanagi, e disse que sentia dor toda vez que era atingido por ela, mesmo na forma de bastão...
e ae? gaara resistiria ao enma, ao karyuu endan, ou vão inventar alguma outra desculpa?
eu ja descordo, da sua mensagem, caro amigo daniel. yondaime era mais forte que todos os kages de sua época, era o homem mais poderoso de toda sua época. até jiraya seria menos forte que ele.
até a chegada do minato, o hiruzen era o mais poderoso, quando era mais novo. o hashirama e nidaime, eram os mais fortes de sua época. isto é, cada um foi o mais poderoso, até a chegada de um mais forte. mais eu confeso, todos ja foram superados.
enfim, é obvio que, mesmo com seus titulos e seus hypes, velho o hiruzen não daria conta, apenas com o que mostrou. eu discordaria, caso eu visse alguma tecnica do hiruzen na invasão da kyuubi, como proposto pelo amigo kain.
prime, eu acredito que hiruzen vença com toda certeza, afinal, ele era o mais poderoso de sua época, e o gaara não, mesmo sendo um dos mais fortes.
mesmo em prime, com apenas o que o hiruzen mostrou, ainda dou a vitoria pro gaara, por não ter mostrado tecnicas pra atravessar a defesa absoluta.
vou esclarecer:
hiruzen prime vs gaara atual: vitoria do hiruzen, se mostrar alguma outra tecnica, que seja capaz de atravessar a defesa do gaara.caso contrario, com estratégia, e MUITO SUOR, presumo que ele seja capaz... mesmo não acreditando obsecadamente nisto.
hiruzen velho vs gaara atual: gaara vence, pelo mesmo motivo, e ainda com o fato, de hiruzen estar sem seu fisico, sem sua agilidade... o que dificultaria e MUITO, pra ele.
- Jiraiya: tá longe amigo, se ele realmente fosse mais forte que o Hiruzen teria sido indicado a Hokage após a morte do Minato, vou relembrá-lo que o cargo de Kage é dado ao Shinobi mais forte da vila, após a morte do Minato, o Hiruzen ainda era o shinobi mais forte de Konoha
Epa, jiraya não foi hokage porque não quis².
após a morte do minato (se você não sabe, fica sabendo agora), o sarutobi retomou o cargo de hokage, porque ele ja era o hokage antecessor do minato. portanto, uma escolha e toda a burocracia de escolha de hokages não seria necessaria. como foi falado, reveja as palavras do ebisu e conselheiros. estas "jogadas politicas" acontecem até em outras vilas, como ja foi demonstrado, em suna.
veja bem: iruka viveu na época de hashirama, nidaime, e outras "lendas/ninjas fodoes", para saber suas tecnicas, saber sua verdadeira força? como você pode levar em conta, apenas uma citação de um personagem que -embora criado pelo kishimoto-, não tem conhecimento para dizer coisas deste tipo?
agora, vamos mesmo ter que explicar que existem personagens que, mentem, se iludem, se enganam, se equivocam, se surpreendem, dão informações erradas propositalmente ou não, mesmo sendo criado pelo kishimoto??
Oras, lembre-se destes pequenos detalhes, que se não forem levados em conta dão uma margem totalmente errada sobre o assunto.
por isso, eu afirmo que: até sua morte, hashirama era o mais poderoso de todos. depois de sua morte, tobirama toma seu lugar. com sua morte, hiruzen toma seu lugar, assim sucessivamente. agora, as exeções, por exemplo: embora hiruzen estivesse vivo, minato já era mais forte que ele. isso eu não preciso nem dizer.
mesmo tsunade ocupando o cargo atual de hokage, kakashi é mais forte que ela...
porque afinal de contas, nada é absoluto: sempre virá alguem melhor e mais forte. é tudo um alto e baixo. portanto, hiruzen teve seus dias de auto, e está tendo os seus dias de baixo...
portanto, não há nada de anormal dizer que hiruzen é mais fraco que hashirama, tobirama, e minato, em épocas diferentes, e etc.
existem muitas questões pra serem levadas e conta, como por exemplo, o ninja A é mais forte que o B, em tecnicas, habilidade, poder em sí, mais isso não significa que o A ganhe indiscutivelmente do B. primeiro, porque se kishi quiser, ele fala que o B ganha e pronto. segundo, porque existem situações, que deixam o A ou B com vantagens, desvantagens, e tendo que optar por salvar pessoas, vilas, ideais, enfim.
dai vem a historia: precisamos analizar profundamente, como funciona o estilo de luta dos personagens.
um belo exemplo, do que foi dito acima: no caso do hiruzen, por exemplo: ele é muito melhor que gaara em praticamente tudo, porém, não é certo afirmar que ele venceria, pois mesmo sendo melhor que o gaara, gaara tem uma habilidade que sobrepuja essa vantagem do hiruzen sobre ele. logo, gaara tem sua defesa, que impossibilita qualquer investida MOSTRADA do hiruzen velho sobre ele, invertendo o jogo, e deixando o gaara com a verdadeira vantagem. é a historia: o que adianta ter uma arma muito melhor que a do fulano, se ele sabe executar a dele com melhor maestria? ou então, do que adianta tecnicas e habilidades superiores ao gaara, se nenhuma delas tem poder de fogo suficiente para atravessar a suna do gaara?
essas questões são bem complicadas, ainda mais com personagens deste "naipe", como hiruzen, zetsu, tobi/madara, hashirama, tobirama, e outros...